15 filmes baseados na vida de grandes astros da música

POR Anita Porfirio 


O rock é um dos gêneros mais democráticos da música mundial. É, também, uma fábrica de personagens intrigantes e histórias cheias de detalhes suculentos que muita gente gosta de desenterrar. É só ir a uma livraria que você encontrará uma seção inteira dedicada a biografias de personalidades famosas, e grande parte delas será de rockstars.

A indústria cinematográfica também sabe o quanto os fãs gostam de saber dos detalhes sórdidos do passado de seus ídolos. Por isso, também é fácil encontrar filmes dedicados a contar essas histórias.  Relembre alguns longas sobre o universo rock que foram baseados (em maior ou menor escala) em fatos e pessoas reais do mundo do rock. E depois conte para nós de quais você gosta e para quais você torce o nariz.

1. Sid & Nancy (1986)


Pode parecer improvável, mas antes de ser Sirius Black e o Comissário Gordon, Gary Oldman interpretou Sid Vicious, lendário baixista dos Sex Pistols. O filme retrata o relacionamento conturbado do músico com sua namorada, Nancy Spungen. Inclusive o final, em que… bem, você sabe.

 
2. The Doors (1991)


Jim Morrison foi um dos frontmen mais adorados da história do rock. Seu visual sorumbático e sua voz ainda encantam muita gente – não é à toa que seu túmulo é um dos mais visitados do mundo. Nesse filme, Val Kilmer interpreta o membro do clube dos 27 da época de faculdade até sua morte.

 

3. Velvet Goldmine (1998)



O mundo rock é repleto de affairs entre estrelas de todos os gêneros e orientações sexuais. Uma das fofocas mais comentadas é o caso que David Bowie supostamente teve com Iggy Pop na década de 1970. O  filme é livremente inspirado nessa história, tanto que tirou o título de uma das músicas do Bowie.

 
4. Quase famosos (2000)



Inspirado em fatos da vida do jornalista Cameron Crowe (que assina e dirige o longa), Quase Famosos é um road movie carregado de sexo, drogas e rock’n’roll. Eis um dos culpados de fazer milhares de jovens sonharem com o (suposto) glamour e as aventuras do jornalismo. A fictícia banda Stillwater reúne referências a várias bandas de rock dos anos 1970, como Led Zeppelin e Lynyrd Skynyrd.

 
5. Ray (2004)



Sim, Ray Charles foi um célebre artista da música negra americana, mas o blues e o jazz foram a pedra fundamental do rock e influenciam o estilo até hoje. Fora que, se você assistir ao filme, vai ver que o estilo de vida de Ray não devia nada aos maiores rockstars.


6. Cazuza: O Tempo não Para (2004)


A década de 1980 foi ao mesmo tempo a mais animadora e a mais deprimente para o rock brasileiro. Foi nessa época que as grandes bandas nacionais estouraram e que artistas se firmaram – e se foram. Cazuza, que morreu em decorrência da AIDS em 1990, foi um dos maiores ídolos da época e seu sucesso e seu drama são muito bem retratados no filme de 2004.

 
7. Últimos dias (2005)



O estilo do diretor Gus Van Sant é um tanto peculiar, então não espere uma mega produção. Mas se você estiver buscando um mergulho na psique de um super rockstar perturbado e depressivo, vá em frente. O filme é baseado no que Van Sant imagina que foram as últimas horas de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, morto em 1994.

 
8. Johnny e June (2005)



Antes que você comece a espernear porque Johnny Cash foi um astro da música country, vamos explicar. O senhor Cash conseguiu fugir dos limites do gênero musical e fez covers de Nine Inch Nails e Depeche Mode, por exemplo. Fora que ele era conhecido como “o homem de preto”, o que é bem rock’n’roll.


9. Elvis (2005)



Claro que não poderíamos deixar de mencionar o rei do rock em uma lista sobre, bem, rock. O filme de 2005 pode ter sido feito para a TV, mas isso não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário: a atuação de Jonathan Rhys Meyers no papel principal foi bastante elogiada.


10. Não estou lá (2007)



Bob Dylan é um dos artistas mais plurais do rock internacional. A carreira que começou com um pé no country deslanchou conforme o músico experimentava com novos estilos. Para marcar essas mudanças, foram escolhidos seis atores diferentes para interpretar cada uma de suas fases.

 
11. Control (2007)



É só você pisar em uma baladinha alternativa que com certeza ouvirá um hit do Joy Division – muito provavelmente Love Will Tear Us Apart. A banda foi um sucesso em grande parte por causa do vocalista Ian Curtis, que tinha uma voz gravíssima e olhos azuis hipnotizantes. Quando ele se matou – saiba por que no filme –, a fama só aumentou.


12. Aconteceu em Woodstock (2009)



Em 1969, o mais famoso e lendário festival de rock aconteceu nos Estados Unidos. Embora tenha sido batizado com o nome da cidade que iria sediá-lo, o evento acabou acontecendo em uma fazenda no município de Bethel. O filme conta a história do fazendeiro que recebeu os hippies revolucionários.

 
13. O Garoto de Liverpool (2009)



Quer transformar um ídolo em uma lenda? Arrume um jeito trágico dele morrer, como aconteceu com o beatle John Lennon, que foi assassinado na frente do prédio onde morava. Mas antes de Beatles e Mark Chapman, Lennon era um garoto de Liverpool. O filme mostra esse lado mais gente como a gente do músico.

 
14. The Runaways (2010)



Hoje é difícil de acreditar, mas houve uma época em que as mulheres não eram vistas como iguais e rock era coisa de menino (pensando bem, ainda temos muito que evoluir). No meio desse ambiente machista, na década de 1970, um grupo de garotas decidiu desafiar o status quo e virou um ícone do gênero.
 

15. Somos tão jovens (2013)



Outro nome importantíssimo do rock brasileiro que partiu muito cedo, Renato Russo e sua geração Coca-Cola marcaram e marcam a vida de jovens de todo o país. Nada mais justo e bem sacado do que um filme contanto a história do artista desde o Aborto Elétrico.


Bônus: The Wonders: O Sonho não Acabou (1996)



Se você ouve o refrãozinho chiclete “you… doing that thing you do…” no rádio e fica se coçando pra lembrar a qual banda dos anos 60 ele pertence, temos sua resposta. A música foi composta para o filme The Wonders, que conta a história de uma banda fictícia que tenta entrar na onda d’Os Beatles, mas só consegue um hit.


Fonte: Revista SuperInteressante