Senado aprova autorização de empréstimo para a compra de caças suecos

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O plenário do Senado aprovou hoje (5) autorização para que o Brasil faça a contratação de operação de crédito que possibilitará a compra de caças suecos Gripen. O valor autorizado é de até US$ 245.325.000, o equivalente a quase R$ 16 bilhões.

O dinheiro será usado para compra de 36 aviões, que serão entregues entre 2019 e 2024. O projeto inclui também suporte logístico e compra de armamentos necessários à operação dos caças. A contratação de crédito será firmada com a agência sueca de crédito às exportações (Ab Svensk Exportkredit).

Líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS) ressaltou que a operação vai além da compra dos aviões. Segundo o senador, ela inclui a transferência de tecnologia, que poderá beneficiar toda a indústria brasileira.

“É extremamente relevante para o país essa operação. Temos um grande desafio tecnológico, de segurança e soberania. Portanto, não é gasto desnecessário. Pelo contrário. Isso gerará filhote, que vai impactar diretamente as indústrias aeronáutica, de eletrônica e aviação. O Brasil terá muitos benefícios”, concluiu Delcídio.