Presidente da Turquia acredita em eleições antecipadas no país

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que a Turquia “avança rapidamente” para eleições antecipadas, depois do fracasso das negociações para a formação de um governo de coligação. “Mais uma vez, avançamos rapidamente para eleições”, disse Erdogan. Para o presidente, a única saída para o atual impasse político é consultar “a vontade do povo”.

Ontem (18), o primeiro-ministro indicado Ahmet Davutoglu devolveu o mandato ao presidente para negociar a formação de um governo de coligação com a oposição. Ele foi indicado após as eleições de 7 de junho, quando o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado por Erdogan e no poder desde 2002, perdeu pela primeira vez a maioria absoluta.

Davutoglu negociou a formação de um governo com o Partido Republicano do Povo (CHP), o segundo mais votado, e com o Partido do Movimento Nacionalista, o terceiro, mas não conseguiu chegar a acordo com nenhum deles.

Segundo a Constituição, o presidente deveria agora escolher o CHP para compor o governo, mas Erdogan deu a entender hoje que não vai fazê-lo. “Não tenho tempo a perder com quem não conhece Bestepe”, disse, ao se referir ao novo e polêmico palácio presidencial.

O líder do CHP, Kamal Kilicdaroglu, tem se recusado a entrar no palácio, considerado ilegal por seu partido.