Migrações: Hungria põe mais de 2 mil policiais na fronteira com a Sérvia

Da Agência Lusa

Mais de 2.100 policiais serão enviados à fronteira com a Sérvia para controlar o fluxo de migrantes que atingiu números recordes nos últimos dias, anunciou hoje (26) o chefe da polícia húngara.

“A proteção das fronteira será reforçada com 2.106 policiais a partir de 5 de setembro”, declarou Karoly Papp a jornalistas em Budapeste.

Esses reforços, chamados de “caçadores de fronteiras”, vão patrulhar toda a área, em apoio aos mil policiais que já trabalham regularmente no local para interceptar os migrantes ilegais, acrescentou Papp.

O anúncio foi feito quando a polícia disparava gás lacrimogêneo contra os migrantes, perto da passagem da fronteira em Roszke, onde a maioria das pessoas tenta entrar na Hungria a partir da Sérvia.

Um porta-voz da polícia disse à agência de notícias France Press que cerca de 200 migrantes tentaram deixar o centro de processamento sem recolher as impressões digitais.

Mais de 2.500 pessoas, o maior número diário contabilizado até agora, entrou na Hungria nessa terça-feira (25), incluindo 555 crianças.

A maioria dessas pessoas é da Síria, do Afeganistão e Paquistão, e tenta chegar à União Europeia atravessando a Grécia, Macedónia e Sérvia até alcançar a Hungria, em direção ao centro e norte da Europa.