Hong Kong alerta cidadãos para evitarem viagens a Bangcoc

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

Hong Kong alertou hoje (18) seus residentes para evitarem viajar para Bangcoc, enquanto outros governos asiáticos pediram mais vigilância aos seus cidadãos, após um atentado ter matado pelo menos 20 pessoas na capital da Tailândia. Hong Kong divulgou um alerta vermelho para Bangcoc, o segundo mais alto do sistema de três níveis do governo.

Pequim condenou o ataque à bomba e pediu à Tailândia para investigar e “punir severamente” os seus autores. Três cidadãos chineses, dois de Hong Kong, quatro malaios, um indonésio e um de Cingapura estão entre os 20 mortos confirmados na explosão, que feriu mais de 100 pessoas, das quais pelo menos 28 chineses. Autoridades da Austrália, das Filipinas e de Cingapura já pediram aos seus cidadãos para ficarem atentos.

Embora o ataque ainda não tenha sido reivindicado, líderes da Tailândia disseram que a bomba tinha o objetivo de atingir a indústria turística do país e manchar a reputação do governo. A Autoridade de Turismo da Tailândia anunciou que a segurança foi reforçada em vários locais da capital e que a polícia tem solicitado a residentes e turistas que sejam cautelosos.

Hoje um pequeno artefato explosivo foi atirado perto de uma estação de metrô no centro de Bangcoc, uma área turística, mas não deixou vítimas.