Exército turco constrói muro de 7 quilômetros na fronteira com a Síria

Da Agência Lusa

O Exército turco está construindo um muro ao longo da fronteira com a Síria, com a justificativa de reforçar a segurança no local, após a multiplicação de ataques no Sul do país. O muro de concreto, com 3 metros de altura e 7 quilômetros (km) de extensão, começou a ser erguido em Reyhanli, na região de Hatay, para impedir a incursão de jihadistas do grupo Estado Islâmico em território turco, pela cidade de Alepo, a poucos quilômetros, informou a agência de notícias oficial da Turquia Anatolia.

Além do muro, foram escavados 360 quilômetros de trincheiras e renovados 145 km de arame farpado. A região de Hatay é um local de passagem para os cerca de 1,8 milhão de sírios que fugiram da violência em seu país e encontraram refúgio na Turquia desde o início do conflito, em 2011.

Um atentado com carro-bomba nesta província provocou 52 mortes em maio de 2013. Mais recentemente, um atentado ocorrido em 20 de julho em Suruç e atribuído ao Estado Islâmico causou a morte de 33 jovens curdos, segundo balanço atualizado com a morte de uma das vítimas que estava hospitalizada.

Após acusarem o governo turco de não agir diante das ações do Estado Islâmico e de ineficiência na proteção de populações curdas, os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) romperam o cessar-fogo, em vigor desde 2013.

A Turquia respondeu aos ataques em 24 de julho, ao desencadear uma “guerra contra o terrorismo”, contra o PKK e também contra os combatentes do Estado Islâmico, ao longo da fronteira com o Iraque e a Síria, concentrada sobretudo na repressão aos ativistas curdos, com centenas de detenções nas últimas semanas.