Eurogrupo reúne-se na sexta-feira para analisar terceiro resgate à Grécia

Da Agência Lusa Edição: Juliana Andrade

Os ministros das Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, reúnem-se sexta-feira (14), em Bruxelas, para analisar o terceiro resgate à Grécia, depois de Atenas e as instituições credoras terem alcançado um acordo técnico, informou Michel Reijns, porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em mensagem na rede social Twitter.

De acordo com o governo grego, na madrugada de terça-feira (11), Atenas e os credores internacionais (União Europeia, Mecanismo Europeu de Estabilidade, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) firmaram um acordo sobre um terceiro programa de assistência financeira ao país "de cerca de 85 bilhões de euros".

O texto foi entregue terça-feira à noite aos parceiros da Grécia na zona do euro e deve ser aprovado amanhã (13) pelo Parlamento grego antes de ser analisado pelo Eurogrupo.

"O que temos é um acordo em nível técnico. Ainda não há um acordo político", explicou a porta-voz da Comissão Europeia, Annika Breidthardt. Se o Eurogrupo aprovar, o novo programa de assistência financeira terá de ser validado por vários parlamentos, incluindo o alemão.

A Grécia quer acesso a uma primeira prestação financeira do empréstimo, a tempo de fazer um reembolso de 3,4 bilhões de euros ao Banco Central Europeu, que vence em 20 de agosto.

Segundo o governo da Grécia, em conversa telefônica com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou algumas reservas em relação à urgência para concluir o acordo. Ela teria manifestado preferência por empréstimo transitório, que permitiria a Atenas cumprir o pagamento do próximo dia 20, deixando mais tempo para a discussão do novo programa de resgate.