Termina hoje prazo para instituições de ensino aderirem ao Fies

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

As novas regras para o Fies preveem que os cursos com notas 5 e 4 – conceitos máximos nas avaliações do ministério - deverão ter mais vagas ofertadas pelas instituições de ensino superiorArquivo/Agência Brasil
As instituições de ensino superior que querem ofertar vagas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2015 têm até hoje (21) para fazer a adesão ao sistema. As instituições devem assinar o termo de participação no qual constará a proposta de oferta de vagas. O prazo terminaria na última sexta-feira (17), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação.

As novas regras estabelecidas para o Fies no início do mês preveem que os cursos com notas 5 e 4 – conceitos máximos nas avaliações do ministério – deverão ter mais vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. Serão ainda priorizadas as vagas em cursos de formação de professores, engenharia e áreas de saúde, e também a oferta nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as propostas das instituições serão submetidas à aprovação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, que adotará critérios de qualidade, consideradas as áreas prioritárias e a regionalidade, para selecionar as 61,5 mil vagas de financiamento que serão abertas para contratação neste semestre.

Ainda não foi definida a data de abertura da segunda edição de 2015 do Fies. O finacimento oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior.