Premiê grego fará pronunciamento depois de tentar novo acordo com Eurogrupo

Da Agência Lusa

Qualquer nova ajuda financeira da Europa ao governo grego depende de condicionantesAgência Lusa/Pantelis Saitas/direitos reservados
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, fará um pronunciamento à nação hoje (1º), transmitido pela televisão, depois de Atenas ter apresentado uma contraproposta para tentar um acordo com o Eurogrupo.

"O governo enviou às instituições uma nova proposta acompanhada de uma carta de Alexis Tsipras. Os artigos da imprensa que asseguram que o governo aceitou a proposta completa das instituições não são exatos", informaram fontes governamentais.

A carta dirigida por ele aos chefes das três insituições – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – destaca que a Grécia "está preparada para aceitar o acordo" com algumas alterações.

A Comissão Europeia já faz uma “análise preliminar” da última carta enviada e apresentará suas observações ao Eurogrupo, a quem cabe tomar uma decisão, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

Ele confirmou, numa entrevista, em Bruxelas (Bélgica), que ontem (30) chegaram “duas cartas” do governo grego com “vários pedidos”. Valdis Dombrovskis explicou que a extensão do programa de assistência que expirou ontem foi rejeitada pelo Eurogrupo – reunido em teleconferência – pois já “não era tecnicamente ou legalmente viável”.

Sobre o pedido de uma nova assistência, na forma de um empréstimo de dois anos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, o vice-presidente lembrou que o tratado no fundo de resgate permanente da zona do euro prevê um procedimento que deve ser seguido e que contempla negociações sobre condicionantes ligadas à ajuda e uma decisão formal por parte do Eurogrupo.

O comissário lembrou que os ministros das Finanças da zona do euro voltam a se reunir hoje em teleconferência a partir das 17h30 (hora de Bruxelas), quando será o momento oportuno para uma discussão mais aprofundada sobre as novas propostas do governo grego liderado pelo primeiro-ministro. O comissário enfatizou que na sua última carta às instituições, Alexis Tsipras diz estar preparado para aceitar as condições dos credores, tornadas públicas no último fim de semana, mas com algumas alterações.

Em termos gerais, o vice-presidente da Comissão Europeia disse estar convicto de que a União Econômica e Monetária vai superar a atual situação, independentemente do que ocorra na Grécia.