Plutão está coberto por uma névoa

Da Agência Lusa

A agência espacial norte-americana Nasa (National Aeronautics and Space Administration) divulgou esta madrugada novas imagens de Plutão captadas pela sonda New Horizons que revelam que o planeta-anão está coberto por uma névoa.



A sonda, que passou perto de Plutão na semana passada, numa missão que arrancou há quase uma década, continua a enviar informação para a equipe da Nasa.

"As nossas expetativas foram mais que superadas. Com gelo solto, uma substância estranha na sua superfície, cordilheiras e uma ampla névoa, Plutão mostra uma diversidade emocionante de geologia planetária", disse em comunicado John Grunsfeld, um dos diretores adjuntos da Nasa.

A sonda New Horizons captou imagens que mostram uma névoa de 130 quilômetros por cima da superfície de Plutão, com duas capas bem diferenciadas, uma de 80 quilômetros e outra de cerca de 50 quilômetros.

"As névoas detectadas nesta imagem são um elemento chave da criação dos complexos de hidrocarbonetos que dão à superfície de Plutão um tom avermelhado", acrescentou Michael Summers, um investigador da sonda na universidade de George Mason, em Fairfaz (Virginia), citado no comunicado.

Alan Stern, o principal investigador da sonda em Boulder, Colorado, Estados Unidos, descreveu o ambiente de Plutão como "uma atmosfera extraterrestre" de uma "incrível beleza."

Até agora os cientistas estimavam que as temperaturas em Plutão fossem muito quentes para que se formassem neblinas a altitudes superiores a 30 quilômetros acima da superfície do planeta-anão.

A missão do New Horizons também detectou nas imagens "gelos estranhos" na superfície de Plutão e assinalou uma atividade geológica recente.