Ministro das Relações Exteriores inicia hoje viagem a quatro países da Ásia

Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chega hoje (21) a Cingapura e, de lá, segue para Timor Leste, Vietnã e Japão, informou o subsecretário Político do Itamaraty, José Alfredo Graça Lima. Segundo ele, a viagem tem objetivos econômicos, pois, quando se trata de Ásia, a parceria é especialmente econômica e comercial. Graça Lima disse que o chanceler usará instrumentos de diplomacia e política externa para que o comércio e os investimentos contribuam de maneira decisiva para o fortalecimento das relações bilaterais.

Mauro Vieira se reunirá amanhã (22) com o vice-premiê e ministro das Finanças de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam, e com o ministro de Negócios Estrangeiros, K. Shanmugam. Os temas a serem abordados pelo chanceler brasileiro são comércio e investimentos, cooperação acadêmica, científica e tecnológica e questões das agendas regional e multilateral. Com objetivo de fomentar o investimento entre os países, Vieira deve apresentar às autoridades de Cingapura proposta do novo modelo brasileiro de acordo de investimentos. De acordo com Graça Lima, o Brasil procura proporcionar equilíbrio entre a promoção de um bom ambiente de investimentos e a facilitação das aplicações.

Cingapura é hoje o quarto maior investidor asiático no Brasil, atrás apenas do Japão, da China e da Coreia do Sul. Existem 60 empresas cingapurianas em território brasileiro, gerando mais de 10 mil empregos, principalmente nos setores de petróleo e gás.

Depois de Cingapura, Mauro Vieira irá para o Timor Leste, onde participará da 20ª reunião ordinária do Conselho Ministerial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ele se encontrará, ainda, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernani Coelho.

No Vietnã, Mauro Vieira vai preparar a visita da presidenta Dilma Roussef a Hanoi, que deve ocorrer na primeira semana de dezembro deste ano. Na ocasião, Dilma deverá assinar três atos de cooperação relativos a agricultura, educação e cooperação técnica. Membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático, que conta com dez países e tem como principal objetivo o fortalecimento econômico, o Vietnã é um parceiro importante para o Brasil. Entre 2003 e 2014, por exemplo, o intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 410% e saltou de US$ 47 milhões para US$ 3,17 bilhões.

Por último, Vieira irá ao Japão, país com o qual o Brasil tem relações diplomáticas há 120 anos. Segundo Graça Lima, 2015 é um ano de muitas iniciativas e de agenda intensa nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Entre os temas destacados, ele ressaltou a expectativa brasileira de que o Japão possa suspender as restrições sanitárias à carne bovina termoprocessada, em vigor desde 2012. China e Estados Unidos já derrubaram as restrições e voltaram a importar o produto.

“O comércio e os investimentos entre Brasil e países da Ásia têm crescido de maneira expressiva e ajudado muito o Brasil num momento em que é especialmente importante obter receitas através das suas exportações”, concluiu Graça Lima.