Mônica Yanakiew
Chamada: Os eleitores da capital argentina, Buenos Aires, elegeram no domingo (19) um novo chefe de governo. Apesar de ser uma eleição local, tem um impacto na campanha para as eleições presidenciais de outubro. As pesquisas de opinião hoje indicam que o favorito é o candidato governista Daniel Scioli.
O vencedor foi Horacio Rodriguez Larreta, candidato do Pro, partido do empresário Mauricio Macri, que há oito anos governa a capital argentina. Era uma vitória que Macri precisava assegurar para fortalecer a candidatura nas eleições presidenciais de outubro. Ele é o favorito da oposição para derrotar o candidato governista, Daniel Scioli.
Mas a vitória de Larreta, no domingo (19), foi mais apertada do que Macri esperava. Larreta obteve 51,6% dos votos no segundo turno. Por pouco não empata com o adversário, o economista Martin Lousteau, que ficou com 48,4% dos votos.
Ao anunciar a vitória de Larreta, Macri aproveitou para pedir votos para a candidatura dele a presidente. “Quero pedir que me deem a mão para construímos juntos a Argentina que sonhamos para nossos filhos”, disse Macri.
O próximo desafio vai ser nas primárias do dia 9 de agosto, quando os eleitores argentinos irão às urnas para escolher quais de todos os candidatos a candidato de todos os partidos vão disputar as eleições presidenciais de outubro.