Julho das Pretas exibe documentário sobre educadora e feminista Lélia Gonzalez


O documentário ‘Lélia Gonzalez: O Feminismo Negro no Palco da História’, que integra a programação do evento ‘Julho das Pretas’, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), será exibido às 14h desta sexta-feira (24), no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador. Após exibição haverá debate e sorteio de livros e vídeos.



A produção audiovisual faz parte do projeto da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e Brasilcap, em homenagem à educadora, intelectual de destaque e ativista do movimento negro e feminista. Lélia Gonzalez foi ainda uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado e do Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras, no Rio de Janeiro, onde morreu em 1994.

Participam da atividade a integrante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Luana Soares, a pesquisadora nas áreas de democracia, movimentos sociais e participação política, Deise Queiroz. Também estarão presentes a representante da Sepromi, Maria dos Reis, e a coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Nairobi Aguiar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3117-7448/7445 e o email do Centro de Referência Nelson Mandela (cr.racismo@sepromi.ba.gov.br).

Secom Bahia