Governo brasileiro elogia acordo sobre programa nuclear iraniano

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O governo brasileiro manifestou satisfação com o anúncio de que o grupo de países conhecido como P5+1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e o Irã concluíram hoje (14), em Viena, um acordo abrangente e de longo prazo sobre o programa nuclear iraniano, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Dos principais pontos do acordo, o destaque é o limite ao enriquecimento de urânio e à produção de plutônio que podem ser usados na fabricação de bomba atômica. Também foram acertados o reforço nas inspeções de instalações nucleares iranianas pela Agência Internacional de Energia Atômica, suspensão de sanções econômicas ao Irã e manutenção do embargo de venda de armas ao país.

Em nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro "saúda as partes pela vontade política, persistência e determinação demonstradas ao longo de processo negociador complexo e de elevada sensibilidade". A nota acrescenta que essas qualidades "serão cruciais também para a plena e oportuna execução do acordo”.

De acordo com o ministério, o Brasil sempre apoiou os esforços diplomáticos que assegurassem “a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano e a normalização das relações do Irã com a comunidade internacional”.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro espera que o acordo contribua para o início de uma nova fase nas relações entre o Irã e os países do P5+1 e para redução de conflitos e tensões no cenário internacional.