Governo afegão e talebãs têm nova negociação de paz no fim do mês

Da Agência Lusa

A segunda rodada das negociações de paz entre rebeldes talebãs e o governo afegão, na tentativa de acabar com 14 anos de conflito, vai ocorrer no fim do mês, anunciaram hoje (24) as autoridades afegãs.

"A segunda rodada está marcada para 30 julho ou 31 de julho", declarou Mohammed Ismail Qasimyar, membro do Alto Conselho para a Paz, do governo afegão. As negociações vão ocorrer "muito provavelmente na China", disse Qasimyar.



O primeiro vice-presidente do Alto Conselho para a Paz, Abdul Hakim Mujahid, afirmou que o local ainda está "sendo definido entre o Afeganistão, Paquistão, Estados Unidos e China, para decidir que país acolherá este encontro".

Os primeiros contatos e negociações oficiais entre os dois lados ocorreram nos dias 7 e 08 deste mês em Murre, perto de Islamabad, com a participação de diplomatas chineses e norte-americanos.

Mas as negociações acontecem em um contexto de crescentes violências pelos rebeldes talebãs, que realizam cada vez mais ataques fora das suas zonas tradicionais de influência, no Sul e Leste do Afeganistão, nomeadamente em Cabul e nas províncias do Norte.

Desde dezembro passado e com o fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), as forças de segurança afegãs estão sozinhas no combate com os rebeldes.