Funceb lança cineclube para celebrar centenário de Walter da Silveira


Se estivesse vivo, o pensador do cinema baiano Walter da Silveira completaria 100 anos nesta quarta-feira (22). Em homenagem ao centenário do formador de gerações de cineastas e cinéfilos, a Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), lança nesse dia o Cineclube Walter da Silveira. O evento acontece, às 19h, na Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador.

Da programação consta a exibição do filme ‘Pierrot Le Fou’, do diretor Jean-Luc Godard, com ingresso gratuito para o público. O crítico de cinema Adalberto Meireles coordena debate mediado sobre o também professor, escritor, ensaísta, pesquisador, crítico e cineclubista, que em 1950 criou o Clube de Cinema da Bahia (CCB). Para além da crítica cinematográfica, ele reconheceu no cineclube um caminho para aproximar o público do debate sobre a sétima arte.

“Walter da Silveira, o doutor Walter, foi o principal responsável pelo nascimento do cinema genuinamente baiano e pela cinefilia na Bahia’, explica Bertrand Duarte, diretor da Dimas, acrescentando que “ele foi um dos primeiros cineclubistas do Brasil e teve espectadores como Glauber Rocha, Roberto Pires e Guido Araújo. Promover a reativação do cineclube é uma maneira de fazer jus ao seu legado”.

Grupos de estudo

O Cineclube Walter da Silveira passa a ter sessões com debates, toda última quarta-feira do mês, na Sala Walter da Silveira. Com a continuidade de ações, serão criados grupos de estudo tendo a participação de cineclubistas e cinéfilos. O cineclube celebra o legado de Walter da Silveira por meio de um dos seus principais instrumentos de formação - o cineclubismo.

O Clube de Cinema da Bahia reunia, em sessões matinais aos sábados, universitários, estudantes secundaristas, intelectuais e futuros cineastas, entre eles, Roberto Pires, Glauber Rocha e Guido Araújo. Foram longos anos de exibições no Cine Guarany (hoje Glauber Rocha), com filmes de importância artística, obtidos pelo próprio Walter da Silveira, junto a diversas cinematecas ao redor do mundo.

'Pierrot Le Fou'

Clássico recentemente restaurado pela cinemateca francesa, 'Pierrot Le Fou', conduzido por um dos grandes nomes da nouvelle vague francesa, é mais um olhar de desconstrução narrativa de Godard. O enredo gira em torno de Ferdinand Griffon, que cansado de sua monótona vida burguesa foge com Marianne, sua amante no passado. Na casa dela, eles encontram um corpo, o que leva os dois a fugirem em direção ao sul da França. Nesse processo, seguem em busca de experiências que a sociedade francesa, em virtude de seus preconceitos e valores, não pode oferecer.

Secom Bahia