Dois dias antes do referendo, manifestantes tomam ruas de Atenas

Da Agência Lusa

Manifestantes tomam ruas de Atenas, dois dias antes do referendo Agência Lusa / Armando Babani
Cerca de 25 mil pessoas fazem manifestação em Atenas em defesa do Não no referendo de domingo (5), enquanto 20 mil pedem o Sim, uma hora após o início das duas concentrações no centro da capital, segundo a polícia. No domingo, os gregos vão decidir, em referendo, se aceitam ou não as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais.

Na Praça Syntagma, em frente ao parlamento grego, os manifestantes pelo Não às medidas de austeridade exigidas pelos credores da Grécia – a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional – exibem cartazes onde se lê Não a um Passo Atrás e Não até ao Fim.

A menos de um quilômetro dali, em frente ao Estádio Panatenaico, importante local turístico da capital grega, onde foram disputados os primeiros jogos olímpicos modernos, em 1896, os que apoiam o Sim repetem palavras de ordem a favor da Europa.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse que o referendo de domingo é “uma celebração da democracia” e pediu aos gregos que enviem à Europa uma mensagem de dignidade e de democracia.

“No domingo, não decidimos apenas viver na Europa, decidimos viver com dignidade na Europa. Lutar e viver como iguais na Europa”, disse Tsipras em discurso na Praça Syntagma, perante 25 mil pessoas favoráveis ao Não.