Cine Teatro Solar Boa Vista promove 2ª edição da Semana da Mulher Negra


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho), o Cine Teatro Solar Boa Vista, um dos 17 espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), realiza a 2ª Edição da Semana da Mulher Negra, deste domingo (19) ao próximo dia 25. Este ano, o cabelo crespo e cacheado será a temática principal do encontro, que terá uma série de ações voltadas para a mulher negra, como feiras, workshops, rodas de conversa, shows e exibições de documentários.

A Semana é uma das atividades do Julho+Solar, projeto desenvolvido com uma extensa programação neste mês, no espaço cultural que este ano celebra 31 anos de existência. A entrada é gratuita ou a preço popular. "Propor atividades que enalteçam e empoderem as mulheres negras é ir contra um discurso de machismo e racismo existente em nossa sociedade. É dar voz a quem precisa ser ouvido e potencializar reflexões, críticas e produção artística nesse sentido”, explica a coordenadora do Cine Teatro, Simone Braz.

No primeiro dia (domingo) de programação será realizado o Encontro de Crespas e Cacheadas, organizado pelos grupos Crespas e Cacheadas da Bahia, Cacheadas e Poderosas SSA e Crespas e Cacheadas SSA. A atividade promove palestras com dicas e cuidados para cabelos crespos e cacheados, workshops, demonstração de produtos e penteados.

No mesmo dia será exibido o documentário ‘Clementina de Jesus: Rainha Quelé’, dirigido por Werenton Kermes, que faz uma homenagem à cantora negra Clementina de Jesus, usando depoimentos e material de arquivo coletados ao longo de mais de dez anos para contar a sua histórica e voz única.

Em continuidade à programação no próximo dia 21(terça-feira), às 19h30, será exibido o documentário ‘25 de julho - Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa’, dirigido por Avelino Regicida. O filme aborda a importância do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana, a partir de entrevistas feitas com mulheres negras em São Paulo. Após a exibição, haverá um bate-papo com a participação da coordenadora executiva do Instituto Odara - Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento, e com a representante do Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Samira Soares.

Nos dias 22 e 23, será realizada a oficina de Mediação de Contos Étnicos com o GrupUsina de Teatro, ministrada pela atriz, diretora teatral, escritora e mediadora de leitura, Ana Paula Carneiro. De acordo com a facilitadora, o propósito é trazer para os jovens livros que retratam a mulher negra na literatura, buscando a valorização da identidade dos participantes. As oficinas são destinadas a estudantes de escolas públicas, com horários pela manhã e tarde, com entrada gratuita.

Encerrando a Semana, no dia 25, a partir das 19h, a cantora e musicista Emilie Lapa apresenta o show Ilá - Um canto ancestral, com a proposta de trazer para os palcos o grito das mulheres negras contra todos os tipos de preconceitos e a favor da identidade feminina. A cantora trará um repertório de canções autorais, além de releituras de músicas e poesias com influências afro-brasileiras. Neste dia, será cobrado ingresso no valor R$ 10 e R$ 5. Mais informações obre o evento podem ser pelo blog do espaço.

Espaços Culturais da Secult

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco funcionam em Salvador - Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados. Doze estão localizados municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro,Valença e Vitória da Conquista.

Secom Bahia