Atenas tem que recuperar confiança de credores, diz comissário europeu

Da Agência Lusa

O comissário europeu para Assuntos Econômicos e Financeiros, Pierre Moscovici, considerou que o acordo feito hoje (13) sobre um terceiro resgate à Grécia é importante, mas Atenas tem que recuperar a confiança dos seus credores.

“É um acordo importante, que permite à Grécia prosseguir as suas reformas”, disse Moscovici, salientando que os ministros das finanças da zona do euro podem começar a discutir hoje “soluções de curto prazo”.

Segundo ele, cabe à Grécia recuperar a confiança que os credores perderam no país, sendo o primeiro passo a adoção do acordo pelo Parlamento de Atenas.

Em relação ao acordo alcançado hoje, após 17 horas de negociações entre chefes de Estado e de Governo dos países da moeda única, o comissário disse que “as equipes trabalharam dia e noite para manter a estabilidade da zona do euro”.

Os ministros das Finanças da zona do euro discutem hoje o empréstimo (financiamento-ponte) que servirá para evitar que a Grécia deixe de quitar os próximos pagamentos, necessitando de 7 bilhões de euros até 20 de julho e de mais 5 bilhões até meados de agosto, segundo o texto com as conclusões da reunião. O terceiro programa de ajustamento deverá cobrir necessidades financeiras entre 82 e 86 bilhões de euros, de acordo com a avaliação das instituições.