Prêmio internacional estimula jovens inovadores brasileiros

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Inovadores com Menos de 35, promovido pela MIT Tecnology Review, publicação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos. O concurso é feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este é o segundo ano que o prêmio distingue os melhores projetos inovadores, de autoria de pesquisadores e empreendedores brasileiros abaixo de 35 anos de idade. O objetivo é descobrir e incentivar novos talentos.

No ano passado foram premiados dez projetos de jovens que ofereciam soluções para resolução de problemas e carências sociais e econômicas da população, de forma criativa. Um dos vencedores foi o médico David Schlesinger, selecionado pela criação do laboratório Mendelics de diagnósticos genéticos. “O prêmio foi algo excepcional”, disse Schlesinger hoje (26) à Agência Brasil. “As pessoas que ganharam são todas incríveis, e eu me senti humilde junto dos demais premiados tão inteligentes”, completou.

O laboratório Mendelics se dedica a interpretar a informação genética que identifica a causa das chamadas doenças raras, e com isso aumenta as chances de pacientes portadores dessas doenças obterem  diagnósticos mais exatos. Já foram identificadas, no mundo, em torno de 7 mil doenças raras, que afetam 7% da população global. Do total, 80% têm origem genética.

Entre os ganhadores da primeira edição do Prêmio Brasil estão também Gustavo Caetano, que criou um grupo empresarial de internet especializado em soluções de comunicação digital corporativa; Martin Restrepo, que criou uma metodologia de aprendizagem baseada em tecnologia móvel para melhorar a formação empresarial e acadêmica dos jovens; Lucas Strasburg, que desenvolveu próteses ortopédicas de baixo custo, com plástico reciclado; e Mario Adolfi, autor de um programa de gestão hospitalar para cuidados de saúde em populações carentes.

Também foram contemplados Eduardo Bontempo, com uma plataforma de ensino adaptativo para personalizar o ensino em escolas e universidades; Wendell Coltro, inventor de tecnologia de baixo custo para fabricar dispositivos de análises microfluídicas a partir de papel; Guilherme Lichand, que incentivou o recolhimento de dados com telefones móveis de grande penetração para melhorar a gestão de problemas sociais; além de Lorrana Scarpioni, criadora de rede social para a troca de tempo com base em experiências e habilidades; e Vanessa Testoni, que desenvolveu nova técnica para compras seguras na internet.

Até o dia 27 de agosto, os brasileiros podem se candidatar ao prêmio, que é considerado o de maior reconhecimento mundial aos jovens inovadores. As inscrições serão feitas pelo endereeço eletrônico  http://www2.technologyreview.com/tr35brazil/nominate/. Dois projetos inscritos serão reconhecidos também como Inovador do Ano e Inovador Social.

Mais de 150 jovens já tiveram seus projetos premiados na América Latina. Eles integram a comunidade global de inovadores com mais de 35 anos.

“Para o BID, é fundamental reconhecer os jovens inovadores que – com sua visão, esforço e trabalho – estão melhorando vidas. É importante para nós ser parte do sistema que incentiva a inovação e a criatividade que busca soluções para melhorar a qualidade de vida na América Latina e Caribe. Esses jovens se convertem em fonte de inspiração a outros jovens e tomadores de decisão", avaliou Marcelo Cabrol, do Departamento de Relações Externas do banco.