HISTÓRIA HOJE

Há 150 anos, o Brasil saía vitorioso da Batalha Naval do Riachuelo.

Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança - Imagem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, às margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, localizado do lado argentino.

Essa batalha naval foi disputada entre paraguaios e brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata para ganhar uma saída para o Oceano Atlântico.

A batalha foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança (união entre Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai, naquele que foi o maior conflito militar na América do Sul.

A importância da vitória nessa batalha é que o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e a marinha brasileira inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso dos rios na guerra.

A Força Naval Brasileira estava fundeada no Rio Paraná próximo à Cidade de Corrientes. O plano paraguaio era surpreender os navios brasileiros e abordá-los durante nevoeiro. Tropas de infantaria também estavam posicionadas para atirar sobre os navios brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou defeito e fez com que todos os outros chegassem atrasados para o ataque.

E assim, no momento do ataque o nevoeiro já havia passado e com boas condições visuais as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso, venceram o Paraguai. Depois de um dia de intensos combates, a Esquadra paraguaia foi praticamente aniquilada.

Foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

A guerra foi longa, difícil e causou muitas mortes e sacrifícios. Brasileiros foram mobilizados e trabalharam juntos para a defesa da Pátria. Consolidou-se, assim, a nacionalidade.

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Apresentação Carmen Lúcia

Ouça no Jornal da Cabriola - 23h (reprise:06:30)
www.radiocabriola.com