HISTÓRIA HOJE

Conheça a trajetória de Ray Charles, expoente da música mundial
Ray Charles na capa da revista Billboard em 1973. - Foto:Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Há 11 anos, morria em Los Angeles, nos Estados Unidos, Ray Charles Robson,  considerado um dos maiores gênios da música negra norte-americana.

Ray Charles nasceu em uma família humilde. A mãe, Aretha Williams, trabalhava numa serraria e o pai, Bailey Robinson, era reparador de ferrovia e fazia biscates para aumentar a renda doméstica.

Ray Charles ficou cego aos sete anos de idade. Ele nunca soube porque perdeu a visão. Há versões que dizem que a causa foi glaucoma, mas outras afirmam que foi uma infecção não tratada.

O artista estudou em uma escola para cegos e surdos da Flórida, onde aprendeu a compor e tocar vários instrumentos musicais, entre eles o piano. Neste período,  perdeu a mãe e o pai.

No final dos anos 40, Ray Charles começou a carreira tocando piano e cantando em grupos de música gospel.

Influenciado por Nat King Cole, trocou a música evangélica por baladas populares. Em 1952, assinou contrato com a Atlantic Records e direcionou a carreira para rhythm and blues; nome dado a estilos musicais que se desenvolveram a partir do blues e do associado eletric blues, bem como o gospel e a soul music.

Embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico e gravou baladas românticas chorosas. Entre seus sucessos históricos dessa fase, estão canções como Unchain My Heart, Ruby, Cry Me a River, Georgia On My Mind e baladas country como Sweet Memories, e seu maior sucesso comercial, I Can't Stop Loving You, de 1962.

Ray Charles foi eleito pela Revista Rolling Stone como décimo maior artista da música de todos os tempos dos Estados Unidos.

Casado duas vezes e notório conquistador, Ray Charles foi pai de 12 filhos com sete diferentes mulheres. Ray Charles morreu aos 73 anos de idade, em sua casa de Beverly Hills, vítima de uma doença no fígado. Pouco antes de morrer, em 2004, doou US$ 1 milhão a cada um dos filhos.

Apresentação Carmen Lúcia

Ouça no Jornal da Cabriola - 23h
www.radiocabriola.com