Governo brasileiro lamenta incidentes durante visita de senadores à Venezuela

Da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lê nota condenando o ato de hostilidade contra a comitiva de senadores brasileiros na VenezuelaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em nota divulgada nessa quinta-feira (18) à noite, o governo brasileiro lamentou os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista no país. "São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros", diz a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o texto, o governo brasileiro cedeu aeronave da Força Aérea Brasileira para o transporte dos senadores e prestou apoio à missão enviada na véspera a Caracas.

Por intermédio da Embaixada do Brasil, o governo recebeu do governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante a estada no país, o que foi feito.

O embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Pereira, recebeu a comissão no aeroporto de Maiquetía, onde os senadores e demais integrantes da delegação embarcaram em veículo oferecido pela embaixada, enquanto o embaixador voltou à embaixada em seu próprio carro.

Os dois veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, causado, segundo informações, pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo governo colombiano.

O incidente foi seguido pelo Itamaraty, por intermédio do embaixador do Brasil, que se manteve o tempo todo em contato telefônico com os senadores, retornou ao aeroporto e se despediu deles, que retornaram ao Brasil.

"À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o governo brasileiro solicitará ao governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido", destaca a nota.

- Assuntos: venezuela, visita, senadores, brasileiros, incidente, Itamaraty, nota