Em viagem a Cuba e aos EUA, papa terá encontros com Obama e Raúl Castro

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Na viagem que fará a Cuba e aos Estados Unidos entre 19 e 27 de setembro, o papa Francisco terá encontros com os presidentes Raúl Castro e Barack Obama. Ele também discursará no Congresso norte-americano, em Washington, e na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O calendário oficial da visita foi divulgado hoje (30) pelo Vaticano.

O papa chega a Havana no dia 19 de setembro. No dia seguinte, fará uma missa na Praça da Revolução, na capital cubana, e depois visitará Raúl Castro. O itinerário em Cuba inclui ainda as cidades de Holguín e Santiago de Cuba.

No dia 22 de setembro, o papa segue para Washington, primeira etapa de sua visita aos Estados Unidos. No dia 23, ele será recebido pelo presidente Obama na Casa Branca. No dia 24, Francisco visitará o Congresso americano e, no dia 25, estará na sede da ONU. O papa também participará do 8º Encontro Mundial das Famílias e retorna a Roma no dia 27.

O papa Francisco foi fundamental na reaproximação dos Estados Unidos e Cuba, anunciada em 17 de dezembro. As relações diplomáticas dos dois países estavam interrompidas desde 1961.

*Com informações da Rádio Vaticano