Síria: Al Qaeda e rebeldes tomam hospital usado como abrigo por 150 soldados

Beirute

A Al Qaeda na Síria e rebeldes aliados tomaram hoje (21) um hospital em Jisr Al Chughur (Noroeste), onde estão cercados há cerca de um mês 150 soldados e famílias, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"A Frente Al Nosra e rebeldes islâmicos controlam totalmente o hospital de Jisr Al Chughur. Dezenas de soldados fugiram e outros foram mortos no local e no exterior do estabelecimento ou foram capturados", disse Rami Abdel Rahman, diretor da OSDH.

O presidente sírio Bashar Al Assad já tinha prometido retomar o hospital e salvar os soldados sob cerco. Jisr Al Chughur foi conquistada em 25 de abril pela Al Nosra, braço sírio da Al Qaeda, e aliados rebeldes, à exceção do hospital, localizado no sul da cidade. Desde então soldados, as suas famílias e funcionários do regime vivem sob cerco no local.

A província de Idleb, onde fica Jisr Al Chughur é maioritariamente dominada pelos rebeldes sírios. A Al Qaeda e grupos de rebeldes conquistaram na terça-feira a maior e última base do exército sírio nesta província do Noroeste, situada na fronteira com a Turquia.

- Assuntos: Al Qaeda, Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Síria