Renan envia carta a Temer e diz que “dissonâncias” fazem parte da democracia

Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou carta hoje (5) ao vice-presidente da República, Michel Temer, em resposta à nota que Temer divulgou na semana passada na qual repreendeu Renan pelas críticas públicas à presidenta Dilma Rousseff. “Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional. Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas. Mas acima de ambos está o país”, diz Renan.

Na última semana, o presidente do Senado classificou de “ridícula” a decisão da presidenta Dilma Rousseff de não fazer o pronunciamento oficial em cadeia de rádio e TV pelo Dia do Trabalho. Nas críticas à presidenta, Renan chegou a dizer que Dilma “não tem o que falar”. A resposta do Palácio do Planalto por meio do vice-presidente Michel Temer, que cobrou “respeito institucional” do presidente do Congresso.

Na carta enviada hoje a Temer, Renan ressalta que sempre buscou ser um agente facilitador de “soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva”. Para o presidente do Senado, “eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições”.

Renan reitera que não fará mais qualquer indicação de nomes para ocuparem cargos no Poder Executivo e volta a ressaltar o papel de independência que o Legislativo deve ter. “A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional”.

Na carta, Renan Calheiros cumprimenta o vice-presidente da República pela função de articulador político do governo. “Aproveito a oportunidade para louvar suas evocações. Os conceitos ressaltados por Vossa Excelência nos aproximam e tranquilizam a Nação. Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do país, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos”.

- Assuntos: Renan Calheiros, Michel Temer, carta