EUA vão autorizar transporte de passageiros entre país e Cuba

Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Fábio Massalli

Os Estados Unidos informaram hoje (5) que irão autorizar o transporte de passageiros entre o país e Cuba. A informação foi divulgada pelo Departamento do Tesouro norte-americano, que também anunciou que está emitindo licenças para autorizar o serviço. É a primeira vez em 50 anos que o transporte será autorizado.

A distância entre os Estados Unidos e Cuba é 150 quilometros e o serviço será oferecido a partir da Flórida, pela costa marítima da região de Miami. As relações entre Cuba e Estados Unidos vem sendo retomadas desde dezembro do ano passado, quando os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram a retomada das relações diplomáticas, interrompidas por meio século.

Desde então os governos têm tido reuniões sistemáticas e acertado detalhes sobre a reabertura das respectivas embaixadas em Havana e em Washington. Os dois presidentes também se encontraram em abril durante a Cúpula das Américas no Panamá. Outro passo importante foi o pedido de Obama para que Cuba seja retirada da lista dos países que contribuem para o terrorismo.

O Congresso dos Estados Unidos precisa agora avaliar a recomendação de Obama. Também depende dos parlamentares retirar o embargo econômico que o país impõe a Cuba.

- Assuntos: EUA, Cuba, Raúl Castro, Barack Obama, Cúpula das Américas no Panamá