Entenda o interesse soviético com a criação do Pacto de Varsóvia

Apresentação Dilson Santa Fé

Há 60 anos, sete países fundaram o Pacto de Varsóvia, liderado pela União Soviética. Foi uma reação ao ingresso da Alemanha Ocidental na Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Na época, a Alemanha Oriental era controlada pelos soviéticos.

Era o auge da Guerra Fria. O bloco militar de defesa conjunta reuniu a União Soviética, a Polônia, as então Tchecoslováquia e Alemanha Oriental, além de Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia. E, assim, foi firmado o Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua do Leste, denominado Pacto de Varsóvia, por causa da cidade onde foi assinado.

O documento se baseou no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas, que prevê o direito do uso da força em caso de agressão armada. Na teoria, o tratado era uma segurança coletiva, mas, na prática, servia de instrumento, tanto político como militar, de controle soviético sobre o Leste Europeu.

Um dia depois da assinatura do Pacto de Varsóvia foi sancionado o tratado de criação do Estado austríaco, em Viena. O documento restabeleceu a soberania do país, obrigando os aliados a sair da Áustria em 90 dias. Foi um duro golpe para os soviéticos, que tiveram que bater em retirada. Até as bases na Romênia e na Hungria foram desativadas.

Assim que a Hungria manifestou vontade de sair do Pacto, em 1956, o grito de liberdade foi logo sufocado pelas tropas do bloco. Doze anos mais tarde, foi a vez da Tchecoslováquia. Praga, a capital do país, foi invadida por tanques russos, acontecimento que ficou conhecido como a Primavera de Praga.

A invasão da Tchecoslováquia foi vista pelos demais filiados como uma censura inadmissível. A Romênia apoiou a intervenção e a Albânia abandonou o Pacto de Varsóvia. Moscou ainda tentou manter a aliança a todo custo, mas o esforço foi inútil. Em 1985, os sete membros do Pacto se reuniram para renovar a aliança por mais 20 anos, mas a queda dos regimes comunistas no Leste, a partir de 1989, condenou o sistema à extinção.

foto: Emblema do Pacto de Varsóvia. No círculo, lê-se: "União da Paz e do Socialismo."Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História Hoje - Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário.
Publicado de segunda à sexta: 10:30, 16:30, 19:30, 23:30
www.radiocabriola.com