Dilma e organização internacional discutem metas de desenvolvimento sustentável

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

Representantes da United Nations Foundation (UN Foundation), organização que dá suporte à Organização das Nações Unidas (ONU) em questões de desenvolvimento social, reuniram-se hoje (7) com a presidenta Dilma Rousseff.  Durante o encontro foram discutidas metas para o desenvolvimento sustentável e o uso de fontes de energia não poluentes. A presidenta também apresentou resultados obtidos em questões sociais como a redução da fome e da mortalidade materna no país.

“Tratamos de energia sustentável e o Brasil tem base natural muito boa e bom histórico de engajamento. O Brasil tem hidrelétricas e tem tudo para ter um futuro de baixo carbono”, disse a vice-presidenta da UN Foundation, Gro Harlem.

A presidenta da organização, Kathy Calvin, avaliou que o Brasil poderá cooperar com o estímulo à adição de um percentual maior de etanol na gasolina em países como os Estados Unidos. “Discutimos como podemos trabalhar juntos na área do etanol. Como se sabe, os Estados Unidos têm baixa exigência dessa mistura e achamos que ela deve ser mais alta. No Brasil, a mistura do etanol a gasolina é 27%."

As dirigentes da UN Foundation elogiaram as ações do Brasil voltadas ao uso de energia sustentável e também o compromisso do governo brasileiro em reduzir a violência contra a mulher com leis para assegurar a criminalização do feminicídio. Elas disseram que o Brasil está adiantado no cumprimento de metas de desenvolvimento social assumidas com a ONU. Kathy Calvin disse que o Brasil está entre os dez países que alcançaram a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A UN Foundation foi criada em 1998 com o objetivo de dar suporte à ONU em questões relacionadas ao desenvolvimento social como meio ambiente, inclusão social e direitos humanos. É uma organização que busca ser o elo entre o cidadão e a ONU.

- Assuntos: Dilma, United Nations Foundation, Desenvolvimento sustentável, energia