Congresso dos EUA aprova lei que permite rejeitar acordo nuclear com Irã

Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Fábio Massalli

O Congresso norte-americano aprovou hoje (14) uma lei que permitirá que os parlamentares possam reverter ou rejeitar qualquer tipo de acordo nuclear entre os Estados Unidos e o Irã. A aprovação da lei ocorre no momento em que os países do G5+1, grupo formado pelos Estados Unidos, China, Rússia, França e Alemanha, estão finalizando um acordo sobre o programa nuclear iraniano. O acordo definitivo deverá ser assinado até o dia 30 de junho, segundo o cronograma proposto.

A lei aprovada segue agora a assinatura do presidente Barack Obama, mas ele é um dos grandes defensores do acordo sobre o programa nuclear do Irã. As negociações internacionais foram retomadas na terça-feira (12) com o objetivo de alcançar um acordo final.

No caso do acordo ser assinado, Barack Obama, terá de esperar que o Congresso examine as cláusulas firmadas durante 30 dias, para que o estabelecido nas cláusulas possa ser executado. Além disso, a lei aprovada diz que as sanções definidas pelos parlamentares ao acordo não poderão ser retiradas.

- Assuntos: acordo nuclear, EUA, obama, Irã