Ataques de drone norte-americano no Afeganistão matam ao menos 17 talibãs

Da Agência Lusa

Pelo menos 17 talibãs foram mortos depois de um bombardeio de drone norte-americano no Leste do Afeganistão, disse hoje (5) o porta-voz da polícia regional, Hazrat Husain Mashriqiwal. O bombardeio ocorreu na província de Nangarhar, na tarde de ontem (4), quando os rebeldes estavam reunidos para preparar um ataque contra as forças de segurança afegãs, afirmou o porta-voz da polícia regional.

“Os 17 insurgentes, incluindo o comandante, de nome Daud, morreram no bombardeio”, disse Mashriqiwal.

O ataque ocorre depois que os talibãs pediram, no fim de semana, uma reunião no Catar com representantes do governo afegão, a saída das forças estrangeiras e a retirada dos seus líderes da lista de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) como condições prévias no quadro das negociações de paz.

A eleição em 2014 do novo presidente afegão, Ashraf Ghani, que se comprometeu a fazer das conversas de paz uma prioridade, aumentou as esperanças de diálogo.

Em abril, os talibãs lançaram a ofensiva da primavera no Afeganistão, intensificando os ataques contra alvos do governo e estrangeiros, com forte impacto nos civis e nas forças de segurança afegãs.

A missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) terminou formalmente em dezembro, tendo permanecido no Afeganistão uma força estrangeira com cerca de 12,5 mil homens para treinar e apoiar os membros das forças de segurança locais.

- Assuntos: ataque, drone, Talibãs, mortos, Afeganistão