Tribunal japonês decide contra reativação de reatores nucleares

Da Agência Lusa

Um tribunal japonês manifestou-se hoje (14) contra a reativação de dois reatores nucleares, apesar de a central ter luz verde do regulador para retomar a atividade, informam as agências internacionais.

Decisão do tribunal da província de Fukui, no Oeste do Japão, impede a Kansai Electric Power de reiniciar os reatores 3 e 4 da sua central de Takahama, apesar de eles cumprirem os novos padrões em matéria de segurança impostos pela Autoridade de Regulação Nuclear.

A Justiça nipônica deu razão a nove cidadãos de Fukui, Osaka e Quioto – cidades localizadas perto da central nuclear – que, em dezembro do ano passado, processaram a empresa, por considerar que ela estava desvalorizando o perigo real de um terremoto na região, que pode provocar um acidente grave na central.

Com a ordem judicial, que terá efeito imediato, fica muito difícil que a Kansai Electric, que anunciou a intenção de recorrer da sentença, cumpra o objetivo de reativar as unidades este ano.

Os 43 reatores nucleares considerados operacionais no Japão mantêm-se atualmente desativados por causa do acidente de Fukushima, em 11 de março de 2011.

Duas centrais que receberam luz verde da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão devem começar, no entanto, a produzir novamente eletricidade até o verão, apesar da forte oposição da opinião pública nas pesquisas.

- Assuntos: Japão, tribunal, reatores nucleares, reativação