Naufrágio causa a morte de 21 migrantes haitianos

Da Agência Lusa

Um naufrágio ocorrido hoje (9), na costa Norte do Haiti, causou a morte a 21 pessoas, segundo informações do diretor de Proteção Civil do Haiti, Alta Jean-Baptiste. Ele disse que os migrantes que estavam na embarcação pretendiam alcançar a Ilha Providenciales, do arquipélago vizinho das Turks e Caicos.

Com o mau tempo, a embarcação tentou inverter a rota, mas naufragou na costa do Haiti. De acordo com Jean-Baptiste, os 21 corpos foram encontrados na cidade de Borgne, a Oeste de Cabo Haitiano, a segunda maior cidade do país.

Segundo as autoridades haitianas, as informações ainda são imprecisas, mas há sobreviventes. No Haiti, um país empobrecido, onde mais de 70% da população sobrevivem com menos de US$ 2 por dia, a maioria tenta, com frequência, chegar ilegalmente ao arquipélago das Turks e Caicos ou às Bahamas.

As autoridades haitianas tentaram acabar com o fluxo de imigrantes ilegais, mas o aumento do desemprego tem levado muitos haitianos, principalmente os jovens, a tentar construir um futuro no exterior.

- Assuntos: haiti, naufrágio, migrantes, mortes