Exército da Nigéria liberta 293 mulheres sequestradas pelo Boko Haram

Da Agência Lusa Edição: Armando de Araújo Cardoso

O Exército da Nigéria anunciou hoje (28) a libertação de 293 mulheres e meninas sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram no bosque de Sambisa, considerado como a base do grupo jihadista.

"Não podemos confirmar se as meninas de Chibok (219 menores sequestradas há mais de um ano pelo grupo) estejam entre as libertadas, informaram as autoridades nigerianas em sua conta oficial no Twitter

O porta-voz do Exército, Chris Olukolade, assegurou que as vítimas estão sendo submetidas a um processo de identificação, que determinará se elas são as meninas de uma escola de Chibok, raptadas em 14 de abril de 2014.

Desde o lançamento, em 14 de fevereiro, de uma ofensiva conjunta com as tropas de Camarões, do Chade e Níger, o Exército nigeriano registrou o que é classificado como "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades tomadas pelo grupo islâmico em três estados do Norte do país.

Fontes militares informaram que a invasão do bosque de Sambisa poderá ser o ápice da ofensiva conjunta. O grupo extremista nigeriano, que ameaça o governo e controla amplas áreas do Norte (de maioria muçulmana), acaba de jurar fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico, que proclamou um "califado" em zonas do Iraque e da Síria.

Em outras ocasiões, o Exército deixou anúncios referentes às menores de Chibok, como um cessar-fogo público feito em outubro de 2014, em troca da libertação imediata das meninas.

- Assuntos: Nigéria, Boko Haram, mulheres, libertação