Biblioteca Móvel comemora 30 anos de leitura itinerante em Salvador


A Biblioteca Móvel (Bibex), unidade de extensão da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), completa 30 anos nesta sexta-feira (17). Nesta trajetória, a biblioteca tem atravessado as fronteiras dos bairros de Salvador para levar ao público um acervo rico de publicações, entre livros didáticos, de literatura, jornais e revistas. Em comemoração, os carros da unidade estarão em dois locais diferentes nesta sexta promovendo atividades artísticas e literárias gratuitas.

No fim de linha da Fazenda Coutos, das 9h às 16h30, haverá contação de história e jogos interativos, além de homenagens aos leitores. Das 8h às 16h30, em São Caetano, a Biblioteca Móvel Azul participa do projeto ‘Villas de Talentos e Cidadania’, em parceria com a Superintendência de Políticas para Mulheres do município (SPM), disponibilizando os tradicionais serviços de leituras de jornais, livros e oficinas lúdicas.

Para a diretora da Biblioteca Móvel, Gleide Machado, as visitas aos bairros incentivam o hábito da leitura entre o público de todas as idades. “Nossos serviços são fundamentais para possibilitar o acesso a livros, à leitura e à cultura nas comunidades. Nas estantes encontram-se de livros a revistas. A programação também é bastante diversificada, incluindo rodas de leitura, contação de histórias com fantoches, oficinas lúdicas, projeção de filmes, jogos e apresentações culturais diversas”.

Estatísticas

No projeto Domingo na Praça, a cada fim de semana, a biblioteca é instalada em praças e parques públicos, disponibilizando serviços de consulta e pesquisa de acervo para a comunidade. “Desde 2007 foram realizadas 273 edições. Em relação ao empréstimo e consulta são quase 20 mil pessoas atendidas”, afirma a diretora.

Já no projeto Espaços de Leitura, que abrangeu várias instituições governamentais, comunitárias ou de iniciativa privada, o atendimento e as ações foram diversificadas e ampliadas, com a descentralização do acervo. Por esta iniciativa, 57 Espaços de Leitura foram implantados, tendo beneficiado mais de 120 mil leitores. “Nestes oito anos, tivemos frequência de cerca de 40 mil pessoas e emprestamos livros a mais de 35 mil usuários em nove bairros”, comemora Gleide.

Programação

No domingo (19), das 8h às 12h, a unidade móvel estará na comunidade do Calabar e, no dia 26, no mesmo horário, ficará no Dique do Tororó. Nestes locais, o público vai encontrar estandes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacionais e estrangeiras e infanto-juvenis, além de gibis e jornais. Também são instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como a peteca. Toda a programação é gratuita.

Secom Bahia