Banco Mundial cria fundo para combater subnutrição infantil

Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC* Edição: Stênio Ribeiro

O Banco Mundial (Bird) anunciou hoje (16) a criação de um fundo para combater a subnutrição infantil, em parceria com organizações filantrópicas privadas internacionais. O fundo vai disponibilizar 931,7 milhões de euros (em torno de R$ 3,1bilhões, a preços de hoje) para combater a subnutrição na infância, prioritariamente em países subdesenvolvidos.

A primeira etapa do fundo pretende liberar 1,9 milhão de euros para a organização The Power of Nutrition (o poder da nutrição, que ajuda a alimentar milhões de crianças desnutridas de países pobres. O comunicado divulgado pelo banco informa que atualmente 3 milhões de crianças morrem por ano no mundo, vítimas de desnutrição.

De acordo com a nota do Banco Mundial, a iniciativa congrega recursos da instituição, do Fundo de Investimento para Crianças, da Fundação UBS Optimus, do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Mas o fundo é aberto para novos investidores ou patrocinadores.

O The Power of Nutrition é uma instituição filantrópica independente, criada no Reino Unido, que aceita fundos provenientes de investidores privados e públicos, e trabalha em parceria com o Banco Mundial e o Unicef para apoiar países com problemas de nutrição.

O Banco Mundial ressalta no comunicado que “sem os nutrientes certos, serviços de saúde e cuidados nos primeiros três anos de vida, o cérebro e o corpo de uma criança não se desenvolvem adequadamente”. Por isso, o novo fundo pretende “ajudar milhões de crianças a atingirem o pleno potencial, garantindo que recebam os nutrientes certos no início da vida”.

O banco detalhou que as contribuições até o momento somam 51 milhões de euros da Fundação do Fundo de Investimento para Crianças, 44 milhões de euros do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional, e 24 milhões de euros da Fundação UBS Optimus.

*Com informações da Agência Lusa

- Assuntos: Banco Mundial, fundo, combate, Subnutrição, infantil