Rússia e Estados Unidos querem criar nova estação espacial

Da Agência Lusa

A Rússia e os Estados Unidos pretendem criar, em conjunto, uma nova estação espacial a partir de 2024, disse hoje (28) o chefe da Roscosmos, a agência espacial russa, Igor Komarov.

“A Roscosmos e a Nasa [agência espacial dos Estados Unidos] vão trabalhar em conjunto no programa da futura estação orbital, um projeto aberto a todos os países que pretendam juntar esforços”, disse Komarov em entrevista coletiva em Baikonur, no Cazaquistão.

As duas agências espaciais vão também prolongar até 2024 o serviço da atual Estação Espacial Internacional. A Rússia e os Estados Unidos também concordaram em unificar as normas técnicas dos sistemas de acoplagem das suas naves espaciais.

Na mesma entrevista coletiva, o administrador da Nasa, Charles Bolden, lembrou que a Rússia e os Estados Unidos pretendem criar um roteiro de programas de voo a Marte.

A atual Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de US$ 100 bilhões, está em órbita a uma distância de 335 a 460 quilômetros da Terra e pesa mais de 450 toneladas.

A plataforma espacial desloca-se a 27 mil quilômetros por hora, conta com a participação de 16 países e tem residentes em permanência desde 2000.

- Assuntos: exploração espacial, Rússia, Estados Unidos, Estação Espacial Internacional, Nasa, Roscosmos