Partido do presidente boliviano perde dois redutos em eleições locais

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O partido do presidente socialista boliviano, Evo Morales, perdeu dois redutos políticos na região de La Paz, nas eleições regionais e autárquicas que ocorreram nesse domingo (29).

O Supremo Tribunal Eleitoral informou que o resultado oficial da apuração vai demorar alguns dias.

O Movimento para o Socialismo (MAS, sigla em espanhol) perdeu a cidade de El Alto, na periferia da capital, e a região de La Paz, que passam a ser governadas pela oposição.

A nova presidenta da Câmara de El Alto, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é Soledad Chapeton, uma educadora, do partido do principal líder da oposição boliviana, o milionário Samuel Doria Medina (centro-direita).

Chapeton, de 34 anos e origem aimara, obteve 55% dos votos frente ao candidato do MAS, Edgar Patana (28%), que tentava ser reeleito, de acordo com a pesquisa Ipsos, feita após o fim da votação para a cadeia de televisão ATB.

O MAS sofreu também derrota na província de La Paz, onde o antigo ministro da Educação Félix Patzi, um dissidente do MAS, conquistou 52% dos votos contra 29% da candidata do partido no poder, Felipa Huanca (alvo de inquérito por corrupção).

O opositor Luis Revilla foi reeleito como presidente da câmara de La Paz, com quase 60% dos votos.

Em outubro passado, Evo Morales foi reeleito presidente pela terceira vez, no primeiro turno das eleições, com 61% dos votos, tendo garantido também o controle do Congresso, com dois terços dos lugares para o seu partido.

Cerca de 6 milhões de eleitores foram chamados a escolher nove governadores de províncias e mais de 4 mil prefeitos.

- Assuntos: Bolívia, Evo Morales, eleições, Supremo Tribunal Eleitoral, apuração