Ministro alemão pede à Grécia que cumpra acordo e modere declarações

Da Agência Lusa

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, reiterou hoje (1º), em entrevista publicada no Bild am Sonntag, que a Alemanha defende a permanência da Grécia na zona do euro, mas pediu a Atenas que cumpra o acordo e modere suas declarações.

"Não queremos um 'Grexit'", afirmou Schäuble, em referência a uma eventual saída da Grécia da zona do euro. Ele considerou que a decisão final a esse respeito caberá a Atenas.

"Somos solidários, mas não extorsionários. Ninguém forçou a Grécia ao programa de ajuda. Por isso, está totalmente nas mãos do governo de Atenas", acrescentou.

O ministro das Finanças alemão lembrou que os acordos adotados estão em vigor, ou seja, Atenas deve continuar com ajustes e reformas assumidas como contrapartidas no programa que acompanhou seu segundo resgate e que a extensão de quatro meses acertada recentemente não prevê novos desembolsos para o país.

Atenas "tem a palavra. Se a Grécia não cumprir [com o acordo], não haverá mais ajudas", salientou. Schäuble considerou que, tanto o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, quanto seu ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, deveriam baixar o tom, embora pessoalmente dê mais valor aos acordos que às declarações. "Seria bom que o governo grego não falasse de modo que seja difícil convencer nossos cidadãos", comentou.

O homem forte da chanceler alemã, Angela Merkel, evitou, no entanto, antecipar se Atenas precisará de mais ajudas quando concluir o programa. Para Schäuble, é preciso dar algum tempo ao novo governo, referindo-se ao fato de o partido da esquerda radical Syriza ter chegado ao poder após as eleições de 25 de janeiro.

Na sexta-feira (27), os deputados alemães aprovaram, por esmagadora maioria, o prolongamento do programa de resgate por quatro meses, até 30 de junho próximo, depois de compromisso entre os ministros europeus das Finanças e Atenas, que aceitou manter as reformas.

"O ministro das Finanças grego tem o direito de ser tão respeitado quanto os outros", afirmou Schäuble sobre Yanis Varoufakis: "Ele comportou-se comigo de forma absolutamente correta".

- Assuntos: Atenas, Grécia, ajuda financeira, Alemanha, ministro das Finanças, zona do euro