IBGE disponibiliza mapas sobre a situação hidrológica na Região Sul

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou hoje (30), em sua página na internet, um conjunto de arquivos digitais vetoriais – shapes, isto é, que podem ser manipulados pelos usuários – com o resultado dos levantamentos sobre hidrogeologia, ciência que estuda as águas subterrâneas, na Região Sul do país.

Destinada a setores envolvidos com planejamento que tenham por finalidade o desenvolvimento econômico das áreas que dependem de água para o êxito de suas atividades, a publicação traz informações sobre como obter mais conhecimento sobre o comportamento dos aquíferos da Região Sul. O material disponibiliza também subsídios para planejamento, gestão e uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

O pesquisador do IBGE Eugênio Lima ressaltou que os mapas do conjunto de arquivos disponibilizados pelo IBGE tiveram como ponto de partida os mais de 9.700 poços tubulares já existentes na região. “Os mapas foram traçados a partir das informações existentes sobre o potencial da região."

- Assuntos: IBGE, mapas vetoriais, Região Sul, poços tubulares