Juiz Sérgio Moro determina bloqueio de bens de Nestor Cerveró

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

O juiz Sérgio Moro solicitou a quebra do sigilo fiscal e determinou o bloqueio de bens do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, investigado na Operação Lava Jato. A medida se estende até o valor de R$ 106 milhões, correspondente “à suposta vantagem indevida” obtida por Cerveró, que foi diretor da Área Internacional da empresa. A decisão é do dia 21 de fevereiro, mas só pôde ser divulgada hoje (26).

A quebra de sigilo será feita pelo Ministério Público Federal (MPF) na Receita Federal. Conforme a decisão, o valor foi bloqueado para “recuperação do produto do crime e reparação dos danos decorrentes do crime” relacionado a Cerveró.

Ele, o empresário Fernando Soares,  o Fernando Baiano, e o ex-consultor da Toyo Setal Júlio Almeida Camargo são acusados de fazer parte do esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras e de pagamento de propina a partidos e agentes políticos. Cerveró está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

No início desta semana, o MPF denunciou Cerveró por uso do cargo na empresa para favorecer a contratação de empreiteiras, mediante o pagamento de propina, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Caberá a Moro, responsável pelos processos decorrentes das investigações da Lava Jato, decidir se aceita as denúncias.

- Assuntos: Nestor Cerveró, Operação Lava Jato, MPF, juiz Sérgio Moro, Petrobras, corrupção