Pepe Vargas descarta "risco de apagão" no país

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

Ministro  descarta  risco  de  blecaute, mas diz  que é preciso evitar falhas técnicasArquivo Agência Brasil

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, disse hoje (20) que a presidenta Dilma Rousseff cobrou explicações sobre a falta de luz ontem (19) em três regiões do país. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ocorreu uma falha técnica, mas elas devem ser evitadas, afirmou Vargas. O ministro ressaltou, porém, que o Brasil não corre risco de apagão.

“Obviamente, a presidenta quer que todos os setores evitem, o máximo possível, falhas técnicas. O que é importante é que não temos risco de apagão por causa de falta de geração e falta de  distribuição como ocorreu no passado”, declarou.

Ele participou, mais cedo, de um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Pepe Vargas disse que, mesmo com uma “severa estiagem, prolongadíssima e preocupante”, o risco de apagão não existe.

Segundo o ministro, a presidenta cobrou explicações do ONS sobre as causas da falha técnica. “E mais, justificativas, medidas, para que isso não ocorra mais”, acrescentou.

- Assuntos: ONS, energia, Pepe Vargas, falha técnica, Dilma Rousseff, apagão