Dois turcos suspeitos de ligação com o Estado Islâmico são detidos em Berlim

Da Agência Lusa

A polícia alemã deteve hoje (16) em Berlim dois turcos suspeitos de ligação com o grupo Estado Islâmico. Eles são suspeitos de terem preparado um atentado na Síria. Contudo, a polícia alemã disse não haver indícios de que os presos, de 41 anos e 43 anos, estivessem planejando um atentado na Alemanha.

A detenção ocorreu durante uma operação de buscas em 11 casas – a maioria nos bairros de Moabit e Wedding, ambos com muita população muçulmana –, na qual participaram 250 policiais.

Um dos detidos foi identificado como Ismet D. e é acusado de liderar um grupo islâmico no distrito de Tiergarten, em Berlim. O grupo era majoritariamente formado por turcos e cidadãos russos procedentes da Chechênia.

Ismet D, que se autoproclamou emir, dava aulas de religião ao grupo para prepará-los para a “guerra santa contra os infiéis” na Síria. O outro suspeito, identificado como Emin F, é acusado de ter apoiado financeira e logisticamente membros do grupo quando esteve na Síria.

A prisão foi feita um dia depois de a polícia belga ter matado, perto da fronteira com a Alemanha, dois supostos jihadistas e detido um terceiro suspeito.

Durante a noite, a polícia alemã prendeu em Wolfsburgo (Norte do país) um suposto membro do Estado Islâmico. O homem, um alemão de origem tunisiana, recebeu formação militar na Síria, entre maio e agosto do ano passado.

- Assuntos: Estado islâmico, suspeitos, detidos, Berlim