Projeto seleciona produtoras para formar memória do Brasil em Jogos Olímpicos

Paulo Virgílio Edição: Armando Cardoso

O Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com inscrições abertas para seleção de profissionais interessados em produzir documentários sobre o esporte no Brasil. O objetivo é formar memória audiovisual da história da participação do país em Olimpíadas. Mais de R$ 2 milhões já foram liberados para a quarta edição do projeto,

Parte do Programa  Esporte & Cidadania, a iniciativa é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil. Para participar da seleção pública da Petrobras, basta ter inscrição na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Até 6 de fevereiro de 2015, serão selecionados nove documentários, de 26 minutos, com R$ 230 mil para cada um. As inscrições podem ser feitas no site www.memoriadoesporte.org.br.

A seleção terá duas etapas. Na primeira, as propostas serão analisadas conforme a relevância e a adequação ao edital. Na segunda, os classificados farão a defesa oral de suas produções para uma banca de profissionais. Na sequência, serão conhecidos os nove finalistas.

Desde sua primeira edição, em 2011, o projeto já permitiu a realização de 31 filmes - 29 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos) -, dirigidos por cineastas como Cacá Diegues, Silvio Tendler e Laís Bodansky, entre outros. A previsão é que, até a edição brasileira dos Jogos Olímpicos, o projeto tenha mais de 50 títulos.

- Assuntos: esporte, Olimpíadas, cinema, documentários