Auditor da Aneel é detido sob acusação de receber propina

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo

O auditor Iuri Conrado Posse Ribeiro, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi preso ontem (1º) em flagrante por crime de extorsão contra empresário do setor, segundo nota divulgada hoje pela Polícia Civil de São Paulo. De acordo com o comunicado, o servidor foi detido no momento em que recebia uma mala com R$ 400 mil, em um shopping center na Avenida Faria Lima, em Pinheiros.

A operação foi montada a partir do pedido de ajuda do empresário a integrantes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). “ A propina era exigida para não atrapalhar os negócios de um empresário do ramo de geração de energia”, diz a nota.

Por meio desse comunicado, o delegado Walter Ferrari, do Garra, informou que a chantagem vinha ocorrendo há dois meses. O servidor era responsável por validar o cumprimento de contratos entre o empresário e o governo federal. “A vítima tinha contratos [em que] se comprometia investir em infraestrutura. O cumprimento dessas metas gerava bônus. O auditor afirmava que, se não recebesse a propina, atrapalharia a obtenção desses benefícios”, informou Ferrari.

Antes de dar o flagrante, os policiais tiveram acesso às conversas gravadas pela vítima em que o auditor da Aneel fazia exigências e ainda orientava o empresário a adotar práticas para ganhar mais dinheiro. O empresário então procurou os policiais, fingiu concordar com o pagamento da propina e combinou o encontro em um restaurante do shopping.

O servidor veio de Brasília, especialmente, para receber o dinheiro. Ao ser flagrado, ele foi conduzido à 2ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas onde foi autuado.

A Aneel informou que será instaurado processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do servidor e que, para isso, solicitará informações sobre o caso no Departamento Estadual de Investigações Criminais.

- Assuntos: Aneel, propina, 2ª DIG, fraude