Segunda Turma do STF condena deputado Chico das Verduras por corrupção ativa

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
Deputado Chico das Verduras (PRP-RR) é condenado pela Segunda Turma do STF a quatro anos e oito meses de prisãoCâmara dos Deputados
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, hoje (11), o deputado federal Francisco Vieira Sampaio, conhecido como Chico das Verduras (PRP-RR), a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa. Na decisão, os ministros também determinaram que após o trânsito em julgado da ação, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados seja comunicada para que o mandato do parlamentar seja cassado, em função da condenação.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, em 1998, o parlamentar falsificou 122 títulos de eleitor após oferecer R$ 3 mil para uma funcionária do cartório eleitoral, que repassou os documentos a ele. Os títulos foram utilizados para que falsos eleitores votassem no deputado. Ele também foi acusado de crime eleitoral, mas a pena de seis anos e oito meses de prisão prescreveu. Na defesa encaminha ao processo, os advogados de Chico das Verduras afirmaram que não há provas da falsificação.

- Assuntos: stf, Segunda Turma, deputado Chico das Verduras, condenação, corrupção ativa