Ebola: médico cubano infectado em Serra Leoa será levado para Genebra

Da Agência Lusa

Um médico cubano que contraiu ebola durante permanência em Serra Leoa será transferido para Genebra, na Suíça, para receber tratamento, segundo nota oficial divulgada hoje (19). O médico é um especialista em medicina interna e integra a Brigada do Contingente Internacional Henry Reeve, que se encontra em Serra Leoa desde o início de outubro.

De acordo com o Ministério da Saúde cubano, em 16 de novembro, o especialista, que tratou de pacientes com o vírus, começou a apresentar febre de 38 e 39 graus, além de outros sintomas, e foi transportado para o Centro de Tratamento de Ebola na capital Freetown. Na segunda-feira (17), o diagnóstico foi confirmado.

“O nosso colaborador está sendo acompanhado por uma equipe de profissionais britânicos com experiência no tratamento de pacientes, que mantêm comunicação permanente conosco”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Por sugestão da Organização Mundial da Saúde, o médico será transferido para o Hospital Universitário de Genebra, “um centro especializado com experiência no tratamento de casos infeciosos”, informa ainda o comunicado.

Cuba enviou três brigadas de especialistas, incluindo médicos e enfermeiros, para os países da África Ocidental mais afetados pela epidemia.

- Assuntos: ebola, vírus, médico infectado, Serra Leoa, Cuba