Consórcio pedirá revisão de proposta da ANA para redução de captação de água

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) pedirá a Agência Nacional de Águas (ANA) a revisão do plano que prevê redução ou até mesmo a suspensão da captação de água nos mananciais da região. O plano será apresentado no próximo dia 18. Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o que o plano propõe já está sendo feito.

“Não precisa aplicar medida nenhuma porque esse tipo de redução já está ocorrendo. Os municípios estão no seu limite, os serviços de água estão no seu limite. Não tem mais o que fazer. Essa medida seria viável se tivesse ocorrido as chuvas. A disponibilidade hídrica atual já está forçando a uma redução muito superior à proposta pela ANA”, disse.

As novas regras propostas pela ANA estão atreladas à situação do Cantareira. Elas passarão a valer quando as represas do sistema estiverem com volume útil abaixo de 5%. A depender da situação, poderá haver suspensão da captação das 18 horas às 23 horas para abastecimento público. Poderá ocorrer ainda suspensão da captação das 7h às 13h para uso industrial e das 12h às 18h para irrigação.

As bacias do Consórcio PCJ abrangem uma área onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas. Nela estão municípios como de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Bragança Paulista.

- Assuntos: crise hídrica, ANA, Sistema Cantareira, Sistema PCJ