CNJ e tribunais debatem a criação de metas para conciliação no Judiciário

André Richter - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) debate amanhã (11) a criação de metas para resolução de conflitos por meio da conciliação. A questão será discutida em encontro entre os presidentes de tribunais do país. O evento começou hoje (10), em Florianópolis (SC), com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ.

Realizado anualmente, o encontro debate metas e soluções para acelerar o julgamento de processos em todas as instâncias do Judiciário. Este ano, entre diversos temas, será discutida a ampliação de centros de solução de conflitos, criados pelo CNJ em 2010. A prioridade para julgar grandes demandas repetitivas também será discutida.

Para o presidente do CNJ e do STF, a pacificação dos conflitos é um forma de desafogar o Judiciário. “O CNJ tem atuado como grande propulsor do movimento pela  autocomposição no Brasil, reunindo o Poder Judiciário, jurisdicionados e a sociedade em torno dos objetivos de fomentar uma cultura do diálogo e da pacificação social”, afirmou Lewandowski.

- Assuntos: Lewandowski, CNJ, tribunais, conciliação, debate